Explicando o CHA
- anapqcosta
- 27 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Ooi, você já ouviu falar de CHÁ?
Esse conjunto dessas três letrinhas que não fazem referência a bebida, mas ao universo da gestão por competências trás vários benefícios tanto para a sua vida pessoal quanto para a sua vida profissional.
O termo CHA serve para designar CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE, três competências fundamentais para o desempenho de um bom trabalho e o sucesso de uma organização.
É uma ferramenta do ambiente profissional que pode ser utilizada no âmbito pessoal e trazer significativas diferenças no decorrer do tempo.
O C (CONHECIMENTO) refere-se ao que foi aprendido sobre determinado assunto ao longo da vida, está relacionado ao meio acadêmico, estudos, leituras, cursos e ao que foi assimilado durante uma vivência ou um trabalho. É o saber.
O H (HABILIDADE) é o saber fazer e compreende a habilidade de oferecer resultados, de saber aplicar os conhecimentos adquiridos.
O A (ATITUDE) refere-se a postura perante as situações que vão surgindo, a iniciativa de colocar em prática os conhecimentos e habilidades em prol da realização do que precisa ser feito. É o querer fazer.
O CHA ajuda a organização a conhecer os pontos que precisam ser melhorados, a mapear melhor as competências, elaborar o sistema de avaliação de desempenho, planejar melhor os cargos e estruturas de carreiras, definir os programas de treinamento e desenvolvimento a serem implantados, dar feedbacks e traçar estratégias de curto, médio e longo prazo.
Ao olhar para o âmbito pessoal, quando conhecemos os nossos conhecimentos, habilidades e atitudes podemos ver onde somos bons, onde podemos melhorar, definir melhor o que precisamos fazer para evoluir cada dia mais e alcançar os nossos objetivos em todas as áreas da nossa vida.
E aí, você curtiu conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta?
Комментарии